Série C 2011 segue com mesma fórmula

A Série C do Brasileiro de 2011  ficará a de 2010,  com quatro grupos de cinco times. O diretor-técnico da CBF, Virgílio Elísio, confirmou as fórmulas das disputas e anunciou que a competição começa dia 17 de julho. As tabelas serão divulgadas em maio.

A novidade é que agora os times da terceira divisão receberão ajuda financeira desde a primeira fase, já que a TV Brasil deve transmitir vários jogos antes das quartas de final.

– Começamos isso no finalzinho do ano passado, quando os clubes classificados às quartas ganharam passagens aéreas e estadias. Agora, todos terão esse apoio desde o início – afirmou Elísio ao Pioneiro, por telefone, do Rio de Janeiro.

Como a Série C se inicia em 17 de julho, a CBF divulgará a tabela e o regulamento até 17 de maio, já que precisa respeitar o prazo de 60 dias estabelecido pelo Estatuto do Torcedor. Na fase de grupos, a entidade vai fornecer 23 passagens e R$ 5 mil para cada clube quando jogar a mais de 500 quilômetros de distância.

Faltam definir apenas os quatro grupos. O do Nordeste (América-RN, CRB-AL, Campinense-PB, Fortaleza-CE e Guarany-CE) está, teoricamente, pronto. O problema é que há quatro clubes da região Norte (Araguaína-TO, Paysandu-PA, Águia-PA e Rio Branco-AC) e será preciso a inclusão de mais um, provavelmente o Luverdense-MT.

A CBF, de qualquer maneira, terá de quebrar a cabeça porque a região Sudeste tem cinco times (Ipatinga-MG, Macaé-RJ, Madureira-RJ, Marília-SP e Santo André-SP), mas a região Sul tem apenas quatro (G.E.Brasil, Caxias, Joinville-SC e Chapecoense-SC) e a Centro-Oeste dois (Brasiliense-DF e Luverdense-MT). Provavelmente, Marília ou Santo André cairá no grupo do sul. A possibilidade de mudar a fórmula para dois grupos de 10 times foi cogitada, mas descartada pela CBF.

– Fizemos uma análise interna, mas não progrediu. É uma luta encontrar patrocínios para a Série C – revelou Virgílio Elísio.

Fonte: Jornal O Pioneiro

Deixe um comentário