Santo André 2×3 G.E.Brasil

A síndrome dos minutos finais foi pro beleléu e agora ta a nossa favor, ufa!

É meu povo, o Xavante estreou com o pé direito no Campeonato Brasileiro da Série C 2011. Eu, Marcelo Barboza, tive o grande prazer de estar nas arquibancadas do estádio Bruno José Daniel e acompanhar essa grande vitória.

De Florianópolis partiu um ônibus com 42 lugares destinados aos malucos torcedores Xavantes que iriam rodar mais de 10 horas de estrada para ver a estreia de um time que vinha de maus resultados na segundona gaúcha. Time esse que vem batendo na trave nos campeonatos nacionais há alguns anos. Dos 42 lugares do ônibus, 35 foram preenchidos com torcedores Xavante de Florianópolis, Barra Velha, Joinville e Curitiba. A caravana seguiu estradaa a fora rumo à Santo André. E eu tive o grande prazer de ser um desses 35. É uma turma antiga já. Já fomos à Criciúma, Marília, Toledo e Belo Horizonte acompanhar o Xavante nesses últimos anos. Dessa vez novas amizades foram feitas e com certeza, em breve, estaremos rodando atrás do G.E.Brasil mais uma vez.

Como eu sempre digo, jogos do G.E.Brasil são muito mais do que simples partidas de futebol, é um ritual. Para mim, desde a saída de Joinville, o jogo já havia começado. Dormir? Pra que? Uma ou duas cochiladas no caminho foram o suficiente. Vale destacar a ótima recepção que tivemos em Santo André por parte da polícia militar e da torcida do Santo André. Com o calor imenso e a quantidade de cerveja que tinhamos no isopor, entramos no estádio faltando dez minutos pro início do jogo. Eram torcedores da nossa excursão de Santa Catarina, pessoal do Rio de Janeiro e de São Paulo, todos reunidos relembrando e contando histórias de excursões e jogos do G.E.Brasil.

O jogo começou e a emoção veio cedo. Jackson cruzou uma bola da esquerda e o zagueiro do Santo André fez contra. Começava ali a festa da Xavantada em Santo André. Mesmo estando à frente do placar, o Brasil jogava bem e atacava. Até que veio o gol de empate do Santo André ainda no primeiro tempo. Veio o intervalo e o empate era um bom resultado. Mas no início do segundo tempo, Juninho marcou o segundo gol Xavante depois de jogada de Juba pela esquerda. Juninho comemorou o gol de forma emocionante em frente a torcida. Batia no escudo rubronegro e gritava, visivelmente emocionado. A torcida foi a loucura, gritava seu nome: “Juninho, Juninho, Juninho!” e passou a acreditar na vitória. Porém o Santo André foi todo para cima, Juninho e Marcos Denner ficavam no mano a mano com a defesa deles e parecia que em um contra-ataque mataríamos o jogo. E ai veio o lance da expulsão do Léo Medeiros. Totalmente desnecessária por ambas partes. Léo Medeiros não precisava ter chutado a bola daquela maneira e o juiz não precisava ter expulsado pois o lance era do Brasil e o chute foi quase junto ao apito. Ou seja, ali começava um drama que eu achava que se repetiria. O drama de perder nos finais das partidas. O Santo André empatou a partida numa falha da defesa Xavante em que a defesa tomou mais uma bola nas costas. Nisso o jogo se encaminhaca pro final. E eu apavorado. Louco de faceiro com o empate, querendo que o jogo acabasse logo. Enquanto eu conversava com meu grande amigo Nando, Marcos Denner guardava o que seria o gol da vitória do G.E.Brasil. Confesso que nem consegui comemorar. Me dei um calafrio, uma tremedeira nas pernas, eu não sabia se eu comemorava ou procurava uma ambulância. Mas ao olhar pro lado e ver a festa que a nossa torcida fazia, chutei o balde, se morresse, morreria feliz. Fui comemorar com o restante da torcida aos berros. O que vinha nos fazendo mal, dessa vez nos deu uma emoção indescritível: os últimos minutos. Poucas vezes voltamos de uma excursão tão tranquilos e felizes.

Foi tudo uma maravilha nesse belo domingo de sol em Santo André? Não. O time tem muita coisa a melhorar, claro. Beto Almeida sabe disso e vai ter que trabalhar muito. Novos jogadores ainda estão chegando e poderão ajudar o treinador.  Nossa defesa errou demais em posicionamento.

Agora é trabalhar forte durante a semana para o jogo contra o Joinville no próximo domingo. Vai ser um jogo duríssimo. Ainda mais por ser a estreia frente à nossa torcida. Mas depois do que asssiti em Santo André, tenho muita confiança nesse time. Temos futebol para jogar de igual com todos.

Eu tive alguns problemas técnicos com minha câmeras e não consegui filmar e fotografar praticamente nada. Portanto os tradicionais vídeos das viagens que fazemos seguindo o G.E.Brasil, ficaremos devendo dessa vez. Porém outros amigos Xavantes fizeram esse trabalho e abaixo mostraremos o que temos. Dando destaque pra matéria feita pela ESPN Brasil junto à nossa torcida.

FICHA TÉCNICA

Santo André: André Luiz; Alemão, Daniel Gigante, Sandoval e Andrezinho; Juninho Capa, Mika (Ramazotti), Vanderlei e Chiquinho (Djalma); Jéferson (Pedro) e Cristiano Brasília. Técnico: Sandro Gaúcho

G.E.Brasil: Vanderlei; Cláudio (Nill), Jonas, Asprilla e Jackson; Carlos Alberto, Léo Medeiros, Athos e Juba (Kim); Juninho (Neto) e Marcos Denner. Técnico: Beto Almeida

Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Árbitro: André Luis Paes Ramos (RJ)
Assistentes: Luiz F. Scolfield Guerra Costa-RJ e Alberto Poletto Masseira (SP)
Cartões amarelos: Jéferson, Ramazotti, Andrezinho e Cristiano Brasília (Santo André); Léo Medeiros, Athos e Vanderlei (Brasil)
Cartões vermelhos: Léo Medeiros (Brasil); Juninho (Santo André).
Gols: Sandoval, contra, aos 3’/1T , Juninho, aos 8’/2T e Marcos Denner, aos 46’/2T (Brasil). Vanderlei, aos 19’/1T e aos 24’/2T (Santo André).

FOTOS (algumas do BX, outras de amigos e outras do site FOTOTORCIDA)












ÁUDIOS

9 pensou em “Santo André 2×3 G.E.Brasil

  1. ROLLO

    A todos que participaram da ida a Santo André, um grande Abraço, e digo que temos que lotar a Baixada no proximo jogo.
    Xavante começou agora e com vitória vamos pra cima deles aí no caldeirão.

  2. Vinicius

    Parabéns pelo blog Marcelo e parabéns a todos os torcedores que fizeram sacrificios para estar lá lutando junto conosco! Com certeza não vais te importar que a gente copie teu material de fotos e videos para utilizar nas palestras… um grande abraço e estamos sempre acompanhando o site.

  3. Elias Abud - Cuiabá/MT

    Esse é o Xavante que queremos, raça, coração no bico da chuteira, tenho certeza, pelo que eu vi faremos um otimo campeonato, quem sabe esse ano chegue a tão sonhada vaga para serie B. Se o Xavante vier ao Mato Grosso com certeza terá uma torcida calorosa esprando para apoialo. A XaCuiabá se fará presente, onde a colonia gaúcha é forte nesse estado, e muitos prometem apoiar nosso querido Rubro Negro. Força Xavante!!!

  4. EvertonBNU

    Ai Marcelo pra que não vai à baixada esse domingo e mora próximo a Joinville vai ter transmissão do jogo ao vivo no BIG BOWLLING, com ingressos a R$15 mais 1Kg de alimento. O difícil e ver o jogo com a outra torcida.
    Saudações Xavante.

  5. Guilherme Moreira da Silva

    Caro Marcelo! O torcedor de camisa listrada e usando boina, é um torcedor do Leão da Fronteira, inclusive a camiseta é do 14 de Julho de Santana de Livramento, que aparece na quarta foto bem na margem esquerda, fez o seguinte comentário: Sou torcedor do Leão da fronteira e do Brasil de Pelotas, escolhi o Xavante por ser um alegre e emocionante, pra ser o meu segundo time.

Deixe um comentário