O jogo do ano

Torcida Xavante vai ganhar esse jogo no grito. Foto: Nauro Júnior

É, torcedor Xavante, no domingo o estádio Bento Freitas vai pegar fogo. O G.E.Brasil enfrenta a Chapecoense pela Série C em um jogo decisivo onde só a vitória nos interessa. Todo o planejamento do ano passa por essa partida. Todo sucesso que pretendemos ter no ano do centenário passa por esse jogo. Se quisermos a Série B, precisamos vencer a Chapecoense na marra.

É jogo estilo Brasil x Ypiranga de 2007. Na raça e no bafo da torcida. Precisamos esquecer um pouco que a bola do Luiz Carlos não ta entrando, que o Galego não vem numa boa fase, etc… Precisamos apoiar o time incondicionalmente como a torcida vem fazendo. Por isso convoco toda a massa Xavante para recepcionar os jogadores na chegada ao estádio. Conforme relatos de dentro do vestiário rubronegro, isso tem um feito um bem gigantesco ao grupo de jogadores. Jogadores rodados, que já passaram por grandes clubes do país, falam: “Eu nunca vi coisa igual”. Portanto torcedor Xavante, chegue cedo ao estádio, tome aquela cerveja bem gelada no Zé, coma aquele churrasquinho de gato e espere o ônibus chegar com a delegação. O comentário feito pelo jornalista Telmo Freitas dia desses na Rádio Tupanci diz bem o que é esse momento. Ouçam abaixo.

[display_podcast]

Junte todo esse sentimento de vontade de subir pra Série B e vá para Baixada domingo. Extravase. É o jogo do ano para nós Xavantes e precisamos apoiar esse time. Não estou pedindo aqui nada mais do que tradicionalmente a torcida Xavante faz com muita competênmcia. Mas esse jogo é especial. É o jogo que vale dar um pouco a mais de cada um no apoio ao time. Quem pagará o pato é a Chapecoense, pois domingo não saíremos de campo sem os três pontos.

Vamos com tudo!

______________________________________________

Editei o post para colocar um pensamento meu que escrevi no Fórum Xavante hoje cedo e tem um pouco a ver com esse post do blog.

______________________________________________

E eu tava pensando. Como um time pequeno de uma cidade falida e largada como Pelotas pode competir com Caxias do Sul, cidade industrial e maior que Pelotas, com um time com um dono cheio da grana. Competir com Joinville, maior cidade de Santa Catarina, cheia da grana e um dos maiores polos industriais do país. Competirmos com a emergente Chapecó, que daqui uns dias passará Pelotas em infraestrutura e grana, se é que já não passou.

Ainda recebemos críticas da nossa imprensa e da própria torcida querendo contratações bombásticas e time de Série A. Nos cobram como se fossemos time de Série A. Nós só sobrevivemos até hoje graças à nossa torcida. A essa doença sem explicação. A nossa paixão por gostar de torcer dessa maneira por um clube de futebol. Não tem outra explicação.

Se não subirmos pra Série B, não é nenhum absurdo. Eu estive em Caxias do Sul semana passada e andamos pela cidade antes e depois do jogo. Da vergonha de ver como está Pelotas. E o clube não tem como fazer milagre diante disso. Vivemos da nossa paixão e o clube vai nessa barca.

Portanto num jogo como de domingo é bom pensar nisso tudo. De onde viemos e contra quem estamos disputando vaga. Ai verão que só acreditamos nisso tudo porque somos Xavantes, porque somos diferenciados e estamos cagando e andando para essa porra de cidade rica. Torcemos e acreditamos no Brasil na Libertadores porque nós gostamos do Brasil. Vivemos o dia-a-dia do clube porque gostamos do Brasil. E vamos vencer amanhã porque nós gostamos do Brasil. E cada um de vocês será responsável por essa vitória. Seja berrando, jogando cerveja no time deles quando chegarem, seja gritando o nome dos jogadores. Precisamos vencer e subir pra Série B não para provar nada pra ninguém. Subiremos porque nós Xavantes merecemos e temos time tão bom quanto ao deles, “riquinhos”.

Pensem nisso, é tão no detalhe esse acesso que não podemos deixar passar. E domingo é guerra. Mas guerra em todos os sentidos. Pensem nisso.

14 pensou em “O jogo do ano

  1. Rollo

    Vamos para o BENTO FREITAS no domingo, vamos lembrar 1985, quando invadimos Porto Alegre numa quarta feira a noite, para jogar contra o Bangu,agora não precisa viajar, será de busão da santa rosa; santa maria; turf; regente……..emfim vá para a baixada a vitória esta nas suas mãos (digo GARGANTA) POIS DEVEREMOS incentivar o Xavante até o apito final do juiz, e atormentar o time adiversário.

    Lugar de Xavante é no Bento Freitas

  2. Eduardo

    É isso aí Marcelo. Eu estava nesse jogo contra o Ypiranga, em 2007. Para variar nos davam como mortos. Duvidaram do poder do Caldeirão. Foi a raça uruguaia que garantiu a vitória por 3 X 0 e, novamente, será a raça uruguaia que nos levará à Série B do Brasileiro. Acredito que o Ramirez chegou em boa hora.

    Concordo que está na hora do APOIO INCONDICIONAL. Eu mesmo estava de saco cheio do Beto Almeida e de cara com os gols perdidos pelo Luiz Carlos, mas tens toda razão. Primeiro que a minha parte é ir lá e torcer pelo Brasil, já que isso é o que eu sei fazer de melhor. Depois, porque, independente de qualquer resultado, estarei sempre lá e serei sempre XAVANTE.

    Quando tudo parece difícil é que começamos a gostar da brincadeira. Ser Xavante, como muito bem descreves, é estar sempre disposto a lutar contra tudo e contra todos só para sentir o prazer de gritar: SOU RUBRO-NEGRO!!! E ISSO NOS BASTA!!!! É acreditar no impossível, com FORÇA e VONTADE, CHEIO DE GRAÇA! Estarei na Baixada DOMINGO, sou apenas mais um alistando-se para a batalha. Vamos vencer esta guerra! Jogo por jogo. Luta por luta. Salve o BRASIL o CAMPEÃO DO BEM QUERER!

  3. ROGERIO

    Estou em Camaquã, mas estarei no BENTO FREITAS no pensamento! Estive naqueles jogos de 1985. Vamos repetir aquela fase, onde sabíamos que o XAVANTE ia vencer de qualquer maneira. Vamos XAVANTE!!!

  4. Gregory

    Domingo é jogo pra quem é Brasil mesmo , prefiro que vá 5.000 pra incentivar , do que 10.000 pra ficar vaiando , sempre disse isso ! se vai pra vaiar , fica em casa vendo grenal ! domingo o bicho vai pegaaa RUBRO NEGROOOOOO

  5. ROGERIO

    Como estão as coisas aí em Pelotas? Que tal agitar as ruas desde cedo no domingo, convocando nosso torcedor!!! Jogo chave neste domingo. Todos no BENTO FREITAS!!!

  6. Silvio SZ

    Foguetorio, gritaria, histeria, fanatismo, tudo isso é fantasia.
    O que vale é qdo a bola rolar dentro de campo.
    Nós mesmos aqui já perdemos jogos decisivos dentro de casa com estadio superlotado, e qual o time no mundo já nao perdeu?
    É o que vai acontecer domingo aí com voces.
    Brasil 0 x 1 Chape.

  7. Tiago Osorio Coelho

    Disse tudo!!
    Pessoal de Pelotas, deem valor a esta raridade que vcs tem “em casa”.
    Só quem mora longe sabe o sentimento de tristeza que da quando chega dia de jogo do xavante e estamos impossibilitados de ir ao estadio como vcs podem fazer.
    Precisamos MUITO de vcs.
    Força xavante… vamo que vamoooooooo!!!!!

  8. Rafael

    Que se danem todas as leis da probabilidade.
    Ao diabo com todos os ditos de que somos um time médio. Não somos um time, somos o G.E BRASIL!
    Rasguem as reportagens, os textos que nos diminuem, as frases de entendidos do futebol.
    Queimem toda a palavra que glorifique nossos inimigos.
    Façamos tremer os infiéis. Elevemos nosso alento aos céus, retumbemos nossas vozes por todo o Rio Grande.
    Os covardes sempre têm a desculpa pronta. Os medrosos já antevêem sua derrota.
    Mas somos XAVANTES, fomos forjados no fogo das batalhas, nosso sangue corre vermelho e preto em nossas veias, somos viscerais, não tememos. Jamais temer! Não vivemos de explicações, vivemos da luta e das vitórias.
    Que venham todas as adversidades, todos os inimigos cairão de joelhos diante nossa força, nossa fé nos torna invencíveis. Por Millar, estou alucinado pelo porvir. Que chegue logo a batalha. Odeio a espera.
    Massacraremos todos os que ousarem atravessar nosso caminho. Seremos o algoz dos infiéis. Maldito seja todo aquele que duvida, maldito seja todo aquele o que não tem a certeza da vitória. XAVANTE acredita sempre.
    Cantemos nosso amor com toda a força de nossos pulmões, com toda nossa gana, com toda nossa paixão, com todo nosso fanatismo.
    Glorificaremos o Rio Grande com nossas bandeiras, nosso sangue, nossa honra, nossas cores e nossa coragem.
    Que venham! Seja quem for, cairá!
    G.E BRASIL, teu nome é a razão de nossa fé, a força que nos move, nossa maior herança.
    TODOS A BAIXADA!

  9. Filipe Dutra

    Poxa Marcelo emocionante de ler suas palavras!!! Infelizmente eu não estarei na Baixada amanhã. Mas meu coração e meus pensamentos serão todos positivos para nós provarmos para nós Xavantes que nós podemos e que somente essa FÉ vai nos levar a algum lugar!!! SAUDAÇÕES XAVANTES!!!

  10. Fabio - Candoi-PR

    Olá, boa sorte ao Brasil-RS. Lembro dos grandes embates entre Avai x Brasil. Em 1998 aquele 2×2 com vitoria avaiana nos penaltis foi a quinada do clube. O Brasil merece uma melhor sorte do que uma serie C. Visto que a serie B tem clubes como Salgueiro, Boa Esperança, Bragantino, Barueri, São Caetano entre outros sem identidade e torcida. Saudações avaianas de Floripa!

    1. Silva_Paraná

      Olá Fabio! Obrigado pelo incentivo, mas hoje foi um dia triste para essa grande massa Xavante, pois perdemos para a Grande equipe da Chapecoense em pleno estádio Bento Freitas, pois a Chape fez barba cabelo e bigode no G.E. Brasil. Só com duas vitórias nos últimos dois jogos e muita sorte, poderíamos passar para a fase seguinte. Mas o que me chamou a atenção foi a tua localização “Candói-PR” Uma pequena grande cidade do interior do Paraná, onde tive o prazer de conviver por 8 meses com esse povo fora de série e na medida do possível elevando o nome do meu Xavante, quando das conversas sobre futebol, na lanchonete Point da cidade as margens da BR, e me perguntavam se eu era Gremista ou Colorado, daí eu falava…..Não!Nem de brincadeira. Sou 100% XAVANTE. Um grande abraço!!!

  11. Murilo

    Bah, que horror, brigaremos contra o rebaixamento na última rodada, contra o adversário direto, o Santo André, duvido muito de uma vitória em cima do JEC…

Deixe um comentário