ÁUDIO: A volta do Xavante

No final do ano de 1973 o G.E.Brasil terminava o campeonato gaúcho no modesto 9º lugar, o que lhe garantia permanência na primeira divisão de 1974. Porém os custos eram maiores que as arrecadações e 1974 poderia ser um ano negro na história do clube se não fosse melhor planejado. Visto isso, a direção resolvou pedir licenciamento do departamento de futebol na FGF no ano de 1974 para assegurar a preservação do clube. Foi um ano muito difícil para todos os Xavantes, porém necessário.

O retorno ocorreu em agosto de 1975, na terceira divisão disputando a Copa Cícero Soares. E jjá em 1977 o G.E.Brasil voltava a primeira divisão, inclusive ganhando vaga para o Campeonato Brasileiro de 1978 em cima do E.C.Pelotas.

Mas o motivo do tópico é o áudio postado abaixo. Quando o Xavante voltou em 1975, um samba foi feito por José C. Braga e gravado pela banda “Os Santos”. Eu sempre ouvi falar dessa música porém nunca havia escutado. Eis que consegui um mini lp do G.E.Brasil que contém essa música e consegui converte-la para mp3. Essa música era cantada a todo coro na Baixada no ano do retorno e até hoje os mais antigos não esquecem.

A VOLTA DO XAVANTE
Samba de José C. Braga
Gravação “Os Santos”

O recesso terminou
O Xavante voltou
Ô ô ô ô ô
A alegria do povo chegou

Os contrários me diziam
O teu time fechou
Mas agora eu respondo
Nosso Xavante voltou

O recesso terminou
O Xavante voltou
Ô ô ô ô ô
A alegria do povo chegou

O futebol da cidade
Estava acabado
Com a volta do Xavante
Ele foi ressuscitado

Por isso vale a pena recordar tal passagem da história do G.E.Brasil.









2 Comentários

Comentar

Nossos parceiros

?>