Grande vitória em Itu

Xavante estreia com vitória fora de casa contra o Ituano por 1 a 0.

vs_ituano001

Felipe Garcia e Cirilo comemoram o gol da vitória. Foto: Luciano Claudino/Ag. Código 19

O resultado da estreia não podia ser melhor. Vitória. E mais do que isso, vitória fora de casa contra o campeão paulista. Foi nesse cenário que o G.E.Brasil venceu o Ituano no Novelli Júnior, em Itu, na primeira partida no campeonato brasileiro da Série D por 1 a 0.

A partida não foi das mais bonitas. O Brasil com a sua eficiência defensiva soube neutralizar o time do Ituano durante os noventa minutos. Na primeira etapa os dois times criaram uma chance de perigo para cada lado. Marcelinho, meia do Ituano e melhor do time na partida, chutou uma bola da entrada da área que passou perto do gol de Eduardo Martini. Pelo lado Xavante a maior chance de gol foi de Nena. Em cobrança de escanteio o camisa 8 Washington raspou de cabeça no primeiro pau e Nena, sozinho na segunda trave, cabeceou para o chão e a bola acertou o travessão.

Na segunda etapa a partida seguiu muito equilibrada. O Ituano mal organizado e sem eficiência em seus ataques e o Brasil muito bem defensivamente saindo nos contra ataques com Alex Amado e Felipe Garcia. Até que aos 34 minutos, Rafael Forster cobrou uma falta da meia direita em direção à área e o zagueiro do Ituano raspou de leve para o seu próprio gol. Cirilo, que estava no bolo de jogadores, saiu comemorando e o juiz caiu na dele, assinalando o gol pro zagueiro Xavante, 1 a 0 pro Brasil. Depois do gol o Ituano se jogou pro ataque usando a altura do seu atacante Marcão. Mas Cirilo tomou conta do gigante e o Brasil soube segurar a vitória.

Foi uma vitória tática, ao estilo Rogério Zimmermann. É impressionante a aplicação tática do time do Brasil. A defesa foi muito bem com destaque para Ricardo Bierhals, um dos melhores da partida ao lado de Washington. Felipe Garcia marcou bastante e puxava os contra ataques, mas errava muitos passes. Aliás, não apenas Felipe Garcia, mas o time todo errou muitos passes, o que deixava Rogério Zimmermann enlouquecido à beira do campo. Mas isso é falta de ritmo de jogo. Nena segurou muito bem as bolas no ataque, distribuindo as jogadas. Quanto ao Ituano, por mais que tenha tido um desmanche após o Paulistão, eu esperava muito mais do time deles. Fraco demais.

Quanto às torcidas, a partida teve um público pagante de 907 torcedores, sendo uns 80 Xavantes. Um fiasco o público do lado do campeão paulista. Isso que a direção deles passou o jogo para o sábado para não concorrer com os jogos da Série A na televisão. Não adiantou. Do lado Xavante, um show, como sempre. XaSampa, Xasc e Xavanrio estavam nas arquibancadas. Outros torcedores de Pelotas também compareceram no Novelli Júnior. Churrascada e samba nos arredores do estádio, batucada e muito canto nas arquibancadas. O Brasil nunca joga sozinho. Ao final da partida, teve carnaval nas ruas de Itu.

Agora o Brasil tem uma semana cheia para treinar. Enfrenta a Cabofriense no Vieirão, em Gravataí, no próximo domingo às 16 horas. O jogo será em Gravataí por conta da perda de um mando de campo que o Brasil tem que cumprir em competições nacionais. É tempo para Rogério Zimmermann preparar o time para o restante da competição, recuperar Fernando Cardoso que volta de contusão e entrosar o meia Zotti, que chegou na semana passada.

FICHA TÉCNICA

Ituano: Diego, Alex (Diogo), Airton, Samuel e Júlio Lopes; Gersimar, Jackson Caucaia, Cristian (Clayson) e Claudinho; Ricardinho (Marcão) e Marcelinho. Técnico: Fahel Júnior.
G.E.Brasil: Eduardo Martini; Raulen (Ricardo Schneider), Cirilo, Ricardo Bierhals e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington e Márcio Hahn (Wender); Felipe Garcia, Nena (Zotti) e Alex Amado. Técnico: Rogério Zimmermann.

Local: estádio Novelli Júnior, em Itu.
Horário: 15h.
Data: 19/07/2014.
Arbitragem: Wanderson Alves de Souza, auxiliado por Ricardo Vieira Rodrigues e Wesley Moreira de Carvalho.
Cartões amarelos: Airton (Ituano); Raulen, Rafael Forster, Ricardo Schneider e Eduardo Martini (Brasil).
Gol: Cirilo, aos 34min do 2º tempo (Brasil).

FOTOS

VÍDEOS

Vídeo Blog Xavante

O gol – Assessoria de Imprensa GEB

O gol – TV Ituano

ÁUDIOS
*cedidos pela Rádio Pelotense AM

 

 

3 pensou em “Grande vitória em Itu

Deixe um comentário