Futebol de verdade | Ivan Schuster

Aproveitei este final de semana para ver, ler e ouvir toda a repercussão da nossa apresentação frente ao Flamengo/RJ pela Copa do Brasil 2015. Minha mulher chegou a perguntar se eu não cansava de sempre ver a mesma coisa. Que maravilha! A qualidade dos vídeos produzidos pela GEBtv e pela TVXavante é de altíssimo nível. Parabéns a todos os envolvidos. É bom ser Xavante!

Os que sempre defenderam a tese de que a Torcida Xavante é igual a qualquer outra e que só temos projeção porque somos queridinhos da RBS (logo quem …) precisa dar uma olhadinha nos vídeos disponíveis aqui no Blog Xavante. Mauro César Pereira(ESPN), Lédio Carmona(SporTV) e Paulo Andrade(ESPN), assim como muitos outros já o fizeram no passado, falam sobre a satisfação e a emoção de estarem no Bento Freitas, presenciando a Maior e Mais Fiel Torcida do Interior do Estado do RS. Agora vão dizer que também somos queridinhos da imprensa do eixo Rio-São Paulo? Sei. A inveja é uma m…! Chorem polentas! Nunca serão!

Futebol não é riqueza, glamour e conforto. Futebol é compartilhar paixão, devoção, alegria, emoções e o orgulho em pertencer a um grupo, a uma tribo. Toda vez que falarem em “investidor” ou em “empresário” dentro do GEB, abram o olho. Voltem a estes vídeos e vejam o que dizem aqueles que tem experiência e conhecimento. Se ainda assim continuarem iludidos, revisitem a história recente e olhem o que sobrou daqueles que se entregaram feito vaca ao touro. Não sobraram nem os bezerros. Ademais, se não temos recursos financeiros, temos algo muito mais valioso, temos recursos humanos, e da melhor qualidade.

Tivemos presença constante por mais de uma semana nos principais veículos especializados em futebol do Brasil e, quiçá, além das fronteiras. As marcas do GEB e da Torcida Xavante foram faladas e mostradas, e a nossa história foi contada inúmeras vezes. Não foi pouca coisa. Melhor ainda. Em nenhum momento tivemos notícias negativas vinculadas a nós, como por exemplo, termos ficado um campeonato inteiro sem vencer, termos arrendado o clube para um conselheiro colorado, termos sido incapazes de continuar crescendo depois de termos sido abandonados pelo amante leiteiro italiano ou, ainda, termos pintado o clube de outra cor para satisfazer o patrão. Não, nosso nome foi sempre citado com respeito. Respeito por um clube com história para contar e que ainda preserva a essência do futebol. Um clube feito por e para seus Torcedores. Um clube feito com sangue e que tem por objetivo unicamente jogar futebol e, através disto, ser um vetor de felicidade e congraçamento da sua Torcida. Futebol de verdade. Se o gramado era ruim, a iluminação era deficitária, juntamos os nossos trocados e colocamos mãos à obra. A arquibancada caiu? Será recuperada da mesma forma como foi construída, com o suor e o orgulho Xavantes. Assim que sempre foi e será. Fizemos por nós. Somos pobres, mas somos limpinhos. Chora secador! Tua inveja é que faz a nossa fama.

Mudando de assunto, mas não do personagem principal, o TJD continua mostrando toda a sua soberba e arrogância, e a estupidez decorrente, para não dizer algo mais e ser processado. Mantiveram, e até aumentaram, as penas impostas em decorrência da confusão ocorrida em Londrina no ano passado. Pergunta básica: e o tal gerente de futebol do Londrina – adivinhem onde ele está agora? – que incitou a violência e até agrediu um repórter da RBSTV/Pelotas? Nada? Nem uma citaçãozinha? Vai continuar fazendo das suas como, aliás, voltou a fazer quando da nossa última apresentação em Caxias do Sul (sim, os Polenta perderam e bem perdido)? Punição exemplar para vítima ainda não tinha visto. Se bem que depois do “domínio do fato” do Barbozão… bem, deixa para lá.

Como nada é simples, ontem fui olhar o cronograma das nossa turnê pelo Gauchão e Copa do Brasil 2015. Notei que nos apresentaremos frente ao Internacional de Porto Alegre em um domingo, dia 15 de março. No dia 18, quarta-feira, teremos a apresentação no Maracanã, frente ao Clube de Regatas do Flamengo/RJ. Aí, na sexta-feira, dia 20, portanto, apenas 48h depois, teremos que nos apresentar em Caxias do Sul, frente aos Polenta Verde ou Laranja, não sei mais. Por que a apresentação em Caxias será na sexta e não no domingo? Não basta terem nos obrigado a viajar a Lajeado em um domingo, sabedores que eram que na quarta enfrentaríamos o Flamengo em partida importantíssima pela Copa do Brasil? E aí Noveletto, que vai ser? Vamos trabalhar um pouquinho?

Para encerrar, a notícia que será o assunto da semana: “Índios Xavantes, com área da reserva em reforma, serão assentados temporariamente em terras improdutivas”. Essa Funai …

Abs.


Ivan Schuster
Onda Xavante

Deixe um comentário