Onda Xavante – 10 anos

A história da Onda Xavante acompanha o início da jornada do Grêmio Esportivo Brasil na volta a ocupar um lugar de destaque no cenário futebolístico gaúcho e brasileiro.

Depois dos excelentes anos de 1984 e 1985 o GEB viveu tempos difíceis. Com exceção do ano de 1998, quando chegamos as semi-finais do Gauchão, os demais foram de lutas para não cair ou tentativas desesperadas para subir. Não apenas o time, mas o clube como um todo estava desmantelado.

Depois de uma excelente campanha na segundona do Gaúcho em 2004, onde o eterno ídolo Cláudio Milar começou a se destacar, era chegada a hora de em 2005 voltarmos à primeira divisão. A Torcida Xavante estava, mais uma vez, pronta para apoiar o seu esquadrão de forma incondicional. Havia novamente uma esperança de dias melhores no ar.

Atento ao momento e sabedor da força da Maior e Mais Fiel Torcida do Interior do Estado do RS, o jornalista e radialista Xavante João Garcia(JG) convocou os Torcedores Xavante de Porto Alegre e região metropolitana a se reunirem em um jantar na véspera da apresentação do GEB frente ao Grêmio em Porto Alegre. Neste dia, na Churrascaria Espeto de Ouro, com mais de 150 presentes, deu-se início a Onda Xavante – Região Metropolitana de Porto Alegre. Era um sábado, 5 de março de 2005.

Ali mesmo, na churrascaria, foi definido um grupo de trabalho que nas semanas seguintes reuniu-se para definir missão, objetivos e áreas de atuação da Onda Xavante. O ponto de partida e base para as demais definições foi o estabelecimento do que seria a Onda Xavante. Esta discussão foi interessante, pois antes de definirmos o que seríamos, ficou bastante claro o que não seríamos. Não seríamos uma torcida organizada, como comumente é entendido, mas um grupo de torcedores que se organizaram para trabalhar em favor do GEB. A Onda Xavante, então, ficou assim definida: “A Onda Xavante é um movimento composto por torcedores do Grêmio Esportivo Brasil(Pelotas/RS), residentes fora de Pelotas, que tem por objetivo divulgar e promover a marca do clube e da Torcida Xavante”.

Durante estes 10 anos de existência, a Onda Xavante tem promovido, organizado e incentivado várias ações e eventos, tais como: excursões para assistir as apresentações do GEB(RS, SC, DF, PR, MG, SP e RJ), jantares mensais de confraternização(última sexta-feira de cada mês – 108 jantares), campanhas de arrecadação de recursos para obras no Bento Freitas, campanhas de paz nos estádios, viabilização de exibições em Porto Alegre de filmes sobre o GEB, presença na mídia esportiva de Porto Alegre, Festas nos Parques de Porto Alegre e muito mais.

Hoje a Onda Xavante possui uma relação de mais de 2000 Xavantes cadastrados. É a Maior e Mais Fiel do Interior do Estado do RS presente também na Capital.

Quer saber mais sobre a Onda Xavante? Acesse a Onda Xavante na internet:

 

* Grupo no Yahoo: https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/ondaxavante/info
* Twitter: @ondaxavantepoa
* Facebook: http://www.facebook.com/ondaxavante

 

Contatos:

* Juliano Freitas: (51) 8115-7942
* Vinícius Colvara: (51) 8230-2919

 

Grupo inicial de formação da Onda Xavante 2005:

* Fernando Nogueira Filho
* Gilberto Viola
* Ivan Schuster
* Julio Brauner
* Julio Schuster
* Nilvio Severo
* Paulo Ricardo Marques
* Róger Souza

 

Relação dos presidentes:

* 2005 – Nilvio Severo
* 2006 – Ivan Schuster
* 2007 – Niéli Severo
* 2008 – Niéli Severo
* 2009 – Niéli Severo
* 2010 – Márcio Viola
* 2011 – Julio Brauner
* 2012 – Vinícius Colvara
* 2013 – Vinícius Colvara
* 2014 – Juliano Freitas
* 2015 – Juliano Freitas

 

Deixe um comentário