A hora da vitória chegou

Depois de tudo o que aconteceu nesse final de semana histórico para o G.E.Brasil, ouvi de um grande amigo um breve relato sobre um jogo da Série C de 2008 contra o Marcílio Dias, em uma fria noite de quarta-feira, em Itajaí-SC. O Brasil perdeu por 2 a 1, de virada, e voltando para casa com alguns amigos e seu pai, o seu coroa disse: “Vocês ainda vão ver o Brasil perder muitas vezes”. E ele estava certo. Passamos por momentos difíceis depois de 2008. Hoje o pai desse grande bruxo não está mais entre nós, nos deixou há dois anos atrás e não tivemos tempo de dizer a ele que a hora da vitória chegou. Mas lá de cima certamente ele está vibrando.

O que aconteceu na Arena Castelão foi algo surreal. Não por garantirmos a vaga na Série B, mas da forma que tudo aconteceu. A torcida do time cearense armou um clima de guerra e lotou o Castelão com 62 mil pessoas. No lado rubro-negro cerca de 200 guerreiros Xavantes estavam lá ao lado do time. O Fortaleza vinha de seis anos de tentativas frustradas de subir para a Série B e o peso desse histórico pesava nas costas dos jogadores e sua torcida. Mas o Brasil foi gigante. Se armou para a guerra e fez de cada lance uma briga sedenta pela bola. A concentração e seriedade com que o Brasil jogou foi incrível. A ansiedade da torcida Xavante era imensa e a cada minuto que passava o nervosismo aumentava. Eduardo Martini relembrou aquele 19 de outubro de 2014, quando ele fechou o gol contra o Brasiliense na capital federal. O homem de gelo pegou tudo. A nossa defesa foi intransponível e segurou o, talvez, inesperado 0 a 0.

É impressionante o que esses jogadores e comissão técnica já fizeram pelo G.E.Brasil. Nos tiraram do limbo lá em 2013 e hoje estamos na Série B do Campeonato Brasileiro com verbas de tv e até no álbum de figurinhas oficial do campeonato em 2016. Haja bafo. Esses caras talvez não tenham a noção do que eles fizeram. Poucas torcidas nesse mundo apanharam tanto do destino quanto a torcida do Brasil. Perdemos jogos impossíveis de se perder, aguentamos alguns pernas de pau, tivemos nossos corações dilacerados naquele acidente em 2009, os inúmeros absurdos no STJD e ainda assim seguimos vivos. Como disse o jornalista Douglas Ceconello: “Porque xavante não torce, ele pertence a uma causa”. E é isso mesmo. Nesses 104 anos sempre defendemos a nossa essência, em ser o clube do povo. E é isso que mantém o Brasil vivo. Cerca de 30 mil torcedores saíram para as ruas na tarde do último domingo para agradecer aos jogadores e comissão técnica. Pelotas parou.

Enfim a hora da vitória chegou. E foi daquele jeito, sofrido. Como dizem por aí, lá no limbo, “queremos a taça”. Vamos jogar com o Vila Nova-GO nas semifinais nos próximos dois finais de semana. Se vamos ser campeões brasileiros eu não sei, mas a alegria que o Brasil nos proporcionou nos últimos anos já nos enche de orgulho e esperança. E com certeza, lá de cima, o negão Alberto está comemorando.

Abaixo um pouco do que vivemos no último final de semana. Aos poucos vamos postando mais materiais.

ÁUDIOS

ÁUDIOS CAPTURADOS DA RÁDIO PELOTENSE AM

MINUTOS FINAIS – RÁDIO TUPANCI

MINUTOS FINAIS – RÁDIO GUAÍBA (AO VIVO EM FORTALEZA)

MINUTOS FINAIS – RÁDIO BANDEIRANTES DE PORTO ALEGRE

ÁUDIOS CAPTURADOS DA RÁDIO UNIVERSIDADE AM NA FESTA DO ACESSO À SÉRIE B NA BAIXADA

Sala de Redação de 19/10/2015

ATL Grenal de 19/10/2015

VÍDEOS

MELHORES MOMENTOS – ESPORTE INTERATIVO

 

MELHORES MOMENTOS – TV DIÁRIO DE FORTALEZA

 

LANCES DA PARTIDA – BOLA AO CENTRO

 

ENTREVISTAS APÓS A PARTIDA – TV ARTILHEIRO

 

MATÉRIA GLOBO ESPORTE RS

 

MATÉRIA DO JORNAL DO ALMOÇO DE PELOTAS

 

MATÉRIA DO GLOBO ESPORTE DO CEARÁ

 

CHEGADA DA DELEGAÇÃO – BLOG XAVANTE

 

CHEGADA DA DELEGAÇÃO EM PELOTAS – TV UCPEL

 

IMAGENS AÉREAS DA CHEGADA DA DELEGAÇÃO – TOPCAM

 

RECEPÇÃO NO AEROPORTO SALGADO FILHO EM PORTO ALEGRE

 

GALVÃO BUENO FALA DO ACESSO XAVANTE NO BEM, AMIGOS

 

SPORTV NEWS

 

Jornal Nacional em 20/10/2015

 

Jogo completo via Esporte Intarativo HD


ÁLBUM DE FOTOS

CRÔNICAS