Brasil empata com Avaí em dia de festa da torcida Xavante na Ressacada

O torcedor Xavante viveu fortes emoções na Série B de 2016, e na última partida não poderia ser diferente. O Brasil enfrentou o Avaí em Florianópolis em um jogo que não valia nada para os dois times. O Avaí já estava com a vaga na Série A garantida e o Brasil não tinha chances de acesso e nem de rebaixamento. Mas era o jogo de comemoração pelos ótimos momentos que vivemos na competição e o jogo de despedida de alguns jogadores que durante muitos anos defenderam a nossa camisa. E a torcida Xavante entendeu isso perfeitamente e lotou o seu espaço no estádio da Ressacada e fez uma festa espetacular.

Desde cedo torcedores avaianos e Xavantes já rondavam o estádio da Ressacada. Os catarinenses em clima de festa pelo acesso e os Xavantes chegavam de ônibus que vinham de Pelotas e muitos torcedores que moram pelas redondezas. O clima muito pacífico entre as torcida. Aos poucos, os torcedores Xavantes foram entrando para o estádio e o espaço que nos foi destinado ia sendo tomado. A bateria da XASC ditava o ritmo da torcida e começava o show. Pelo lado azul, as arquibancadas estavam praticamente lotadas. Na entrada do time do Brasil em campo, foi lindo de ver a recepção da torcida rubro-negra. A velha e histórica chamada da Garra Xavante ecoava na Ressacada. Todos os avaianos com os olhos voltados para a nossa torcida. E o bacana da nossa torcida é que para esse jogo especialmente, tinha muito povão. Muita gente que não teve a chance de ir aos jogos do Bento Freitas, juntou o seu dinheiro para ir à Floripa. Via-se isso pela emoção e felicidade de todos que ali estavam.

O jogo começou com o Brasil criando chances de gols e isso só alimentava a nossa torcida. Os catarinenses ficavam apenas a nos olhar e de vez em quando entoavam algum canto. E assim foi todo o primeiro tempo. No intervalo, o samba comeu solto no canto vermelho da Ressacada. Na volta do segundo tempo, o Brasil marcou o seu gol logo aos seis minutos com Ramon. Na comemoração, o camisa 9 correu até a torcida e beijou o distintivo do Brasil. Muito emocionado, Ramon agradecia à torcida pois era a sua despedida do clube. E foi com o gol que a Ressacada explodiu. Os quase 15 mil avaianos assistiram ao show da torcida Xavante. O Avaí empatou aos 18 minutos com Rômulo, mas isso pouco importava. Estávamos ali para ver o Brasil jogar, como sempre. Vitórias ou derrotas são consequências do que acontece no campo, na arquibancada, para nós, tudo era festa.

A partida se encaminhou para o 1 a 1, com o Brasil tendo as melhores chances no final da partida. Com o apito final, foi a hora do time ir até a torcida e agradecer pelo apoio de sempre e a hora da torcida ovacionar a cada um dos jogadores e comissão técnica por tudo que fizeram com a camisa do Brasil nessa Série B. Foi uma tarde típica de torcedor Xavante. Churrasco na praia, cerveja na frente do estádio, sambão no intervalo e festa na arquibancada.

O Brasil fez uma baita Série B. Perambulou pelo G4 durante várias rodadas, teve o vice-artilheiro da competição, venceu o Bahia, o Vasco, o Ceará, enfiou três no Avaí, teve o Martini pegando tudo e tivemos a torcida Xavante presente em TODOS os jogos fora de casa. Recuperamos o nosso lugar no futebol do país.

O ano de 2016 está chegando ao fim mas ainda iremos destrinchar essa Série B aqui no blog. Falaremos do que houve de bom, o que houve de ruim, o que vem pela frente e o que podemos esperar de 2017.

Que tenhamos mais dias como esse último sábado em Floripa. O amor do torcedor Xavante só se renova em dias como esse. Que orgulho dessa torcida. Que orgulho desse clube.

Foto: Jonathan Silva

FICHA TÉCNICA

Avaí: Renan, Alemão, Fábio Sanches, Capa, Luan, João Felipe (Judson), Renato, Marquinhos (Toshi), Diego Jardel e William (Rômulo). Técnico Claudinei Oliveira.
G.E.Brasil: Eduardo Martini, Weldinho, Evaldo (Cirilo), Teco, Marlon, Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira (Marcão), Felipe Garcia, Ramon e Nathan (Gustavo Papa). Técnico Rogério Zimmermann.
Local: Estádio da Ressacada, Florianópolis-SC.
Horário: 17:30h.
Gols: Ramon aos 6′ do 2º tempo (GEB); Rômulo aos 18′ do 2º tempo (AVA).
Cartões amarelos: Evaldo, Leandro Leite e Washington (GEB); Alemão, Fábio Sanches, Renato e Rômulo (AVA).

VÍDEOS

Melhores momentos – Premiere FC

Festa da torcida Xavante

Deixe um comentário