Parabéns pelo seu dia, MULHER XAVANTE!

Parabéns, MULHERADA XAVANTE!

 

Foto: Jonathan Silva

 

Acredito que todos saibam o real motivo pelo qual se comemora o dia da mulher no dia 08/03. Mas como somos do futebol e de TUDO, hoje quero falar sobre ser TORCEDORA nesse universo machista. Não adianta bater o pé com uma mulher que sente na pele o que é pisar em um estádio de futebol, existe sim e deve acabar, mas enquanto não acabar vão ter que nos engolir. MIMIMI que chama né? (leia-se com ironia, por favor).

Mas o machismo não se resume só no homem, tem muitas mulheres machistas, mais do que vocês imaginam. Agora eu me pergunto, por que aquela que trabalhou o dia inteiro, tem mais de um emprego para poder sustentar a casa, filhos, pagar contas, cansada, exausta não pode vestir a camisa do seu time do coração e ir para o estádio sem ter que ouvir qualquer tipo de comentário? Seja ele feito por homem, mulher, criança, idoso e etc?

Frequento a nossa tão amada Baixada desde os oito anos de idade, levada pela mão pelo meu falecido pai, eu escutava coisas absurdas, não direcionadas a mim, pois eu era uma criança e estava com um homem, o que também nunca impediu ninguém de abrir a boca para falar alguma bobagem. Cresci, logo, meu pai pedia para eu colocar uma camisa maior, uma calça não tão justa, não usar algum tipo de maquiagem. Por quê? Descobri. Parecia que eu estava errada em estar ali, quem gritava, berrava, assoviava, passava a mão, tocava, puxava pelo cabelo ou braço estava certo. Não deixei de ir e não irei deixar jamais por esse motivo, sempre irá existir, mas por quê? Futebol não é uma escolha, já nasce conosco, o amor por ele já corre nas veias no nascimento e isso não está relacionado a sexo, religião, classe social, orientação sexual, se é negro, branco, azul ou roxo.

E aquela frase que eu já escutei de um radialista aqui da cidade: Lugar de mulher é na cozinha. Sim, meu lugar é na cozinha, fazendo comida, no banheiro, na sala, na faculdade, em qualquer estádio, na frente do Zé Lanches tomando a minha gelada pré e pós jogo, meu querido. Sabe que eu não me admirei com o teu comentário, não, eu até ri e senti pena de ti.

Se acostumem, cada dia mais a mulher está presente nas arquibancadas desse mundão, apoiando, gritando, chorando, sofrendo, bebendo, rindo, chorando, com sol, chuva, sendo sócia ou pagando o ingresso, SE ACOSTUMEM.

Ninguém aqui quer tapete vermelho, ninguém aqui ser idolatrada.. eu por exemplo quero ter o direito de ir e vir dentro do mundo do futebol sem escutar uma piada escrota dos anos 80 que pode ser evitada. Há muito tempo o futebol deixou de ser um esporte masculino, é FUTEBOL e futebol é vida, é para TODOS e TODOS merecem ser respeitados.

– E aquela conversa entre homens:

– E, aí meu. Que time tu torce?

– Brasil, sempre e tu?

– Pô, pode crê. Eu também, vamos marcar um jogo, fazer um churrasco antes?

– Bah fechou todas.

 

E aquela conversa entre homem e mulher:

– Oi, bonita a camisa.

– Oi, obrigada!

– Tu vai aos jogos?

– Sim, claro e tu?

– Nossa, estou em todos, mas e a escalação tu sabe?

(pausa para revirar os olhos)

– Quantas camisas tu tem? Essa está grande em ti por que? É do teu pai, irmão, tio, namorado, marido, papa, temer?

– E aquele time de 85? Eu estava lá, vi o Bira acabar com o Zico e tu? Garanto que não hein?! Hehe

– E a formação de 1450 a.c tu sabe? Diz um aí kkkk

Por favor, não seja essa pessoa! Eu imploro.

E uma coisa eu garanto, é muito mais fácil saber o que é impedimento, quando é escanteio, tiro de meta, gol, uma falta, do que saber o que passa na cabeça de quem se sente melhor em menosprezar a coleguinha  do lado só por ela ter nascido mulher e gostar de ver um monte de macho correndo atrás de uma bola.

Muitos até falam que tem umas que só vão aos jogos para ver os jogadores. Eu sou uma, confesso. Até porque sair de casa para ver uma bola perdida no meio do gramado é meio sem graça, vocês também não vão para ver eles?

Fora o machismo na imprensa, que chega a dar vontade de vomitar, POR QUÊ?

Lembrando que não estou generalizando e meus amigos de longos anos de arquibancada SÃO HOMENS e sabem respeitar, vocês são um orgulho.

Vai ter mulher no estádio sim, vai ter mulher dando de relho em qualquer debate de futebol, vai ter mulher para canto que vocês forem.

Vamos ter respeito um pelos outros, a Baixada está cada vez mais tomada por elas e que coisa bem linda de ver, que continue assim.

Ah, e se Deus quiser vai ter Rubro-Negra gritando: É CAMPEÃO esse ano, e uma delas se rendendo ao trabalho do treinador Clemer, mas não vou dizer quem.

 

NOSSO LUGAR É NA BAIXADA, RESPEITA AS GURIAS, TCHÊ!

Bruna Porto.

Deixe um comentário