Entenda a saída de Cristian do Brasil

Durante essa última semana a imprensa de Pelotas noticiou que o atacante Cristian estaria deixando o Brasil e indo para o futebol da Ucrânia. O que se sabe de verdade e o que é fofoca? Vamos esclarecer um pouco sobre esse caso.

Cristian começou na base do Brasil em 2017, vindo de Passo Fundo, e no ano de 2019 recebeu oportunidades no time profissional, onde teve um início promissor. Na sua segunda partida como titular, contra o Vitória-BA, pela Série B de 2019, Cristian marcou o seu primeiro gol como profissional e engrenou bons jogos naquela Série B. Marcou mais um gol contra o Oeste e fez grande partida contra o Coritiba, no Couto Pereira. Já no ano de 2020 foram apenas 9 jogos e o atacante acabou sendo emprestado ao Botafogo da Paraíba, quando era treinado pelo Rogério Zimmermann. Resumido um pouco do histórico de Cristian com o Brasil, vamos ao que vem por aí.

Na última terça-feira, Marcelo Prestes da Rádio Universidade entrevistou Junior Gaino, que trabalha na W. Sports, empresa que administra a carreira de Cristian. Nessa entrevista, muitas coisas foram esclarecidas sobre a forma que ocorreu a negociação. Já lá no final de 2019, o Zorya da Ucrânia, time para onde o atacante está indo, já havia mostrado interesse em Cristian. Os empresários do atacante procuraram o Brasil, mas naquela oportunidade não foi feito negócio. De lá pra cá, Cristian seguiu sendo monitorado pelo time Ucraniano e agora, perto do final do contrato com o Brasil em 31 de Julho, as conversas foram retomadas.

Mesmo com a demonstração de interesse do clube europeu, a Kuniy W. Sports disse que a prioridade no negócio era do Brasil, até pelo bom relacionamento da empresa com o Xavante. Lembrando que a Kuniy W. Sports também representa o atacante Chrigor, cria da base do Brasil e que hoje está no Red Bull Bragantino. Com o contrato chegando ao fim e Cristian podendo sair de graça, houve uma negociação entre os representantes do jogador, o Zorya e o Brasil, para que o Brasil tenha uma compensação financeira em uma futura venda de Cristian para um terceiro clube. Os números não foram abertos oficialmente, mas fala-se em 20% para o Brasil nessa futura negociação, além dos 5% por ser o clube formador.

Questionado sobre o motivo do Brasil não ter feito uma renovação de contrato com Cristian lá no passado, para que o jogador tivesse seu vínculo com o clube prorrogado, Junior Gaino disse:

“Ano passado fomos surpreendidos negativamente, quando o antigo executivo do Brasil nos passou que o Hemerson Maria não usaria mais o Cristian. Entendendo que para formação e continuidade do Cristian seria importante ele seguir jogando, ele foi emprestado para o Botafogo-PB até o final de janeiro. Sendo assim, como o contrato do Cristian com o Brasil acabava em maio, houve uma renovação de três meses, proposta pela direção do Brasil, para que dentro dessa previsão de lei, antes dos seis meses o Cristian não pudesse assinar um pré-contrato com outro clube. Naquela altura, houve um erro no ajuste das datas e o Cristian encerrou a Série C no Botafogo-PB e não pode jogar o final da Série B pelo Brasil. Lembro que o Brasil teve jogos sem atacantes no banco de reservas naquela oportunidade.”

Dessa forma, Cristian terá o seu contrato rescindido de imediato e já não joga mais pelo Brasil. O atacante deve se apresentar no clube Ucraniano em breve, lá na Turquia, onde eles fazem a pré-temporada. Cristian jogou 41 partidas pelo Brasil e marcou dois gols.

Alguns torcedores reclamaram da saída “de graça” de Cristian, alegando que o clube deveria ter renovado com o jogador por mais tempo, para ser compensado financeiramente de imediato. Mas será que o clube Ucraniano levaria ele se tivesse que pagar algo? Será que a não renovação com o Brasil já não era pensando nessa negociação com o Zorya? É algo em que o torcedor tem que pensar.

Agora é torcer pelo sucesso de Cristian na Europa, até mesmo para pingar uma grana para o Brasil em uma futura negociação.

Foto: Fernando Torres

Deixe um comentário