O Gauchão da capital

Começou essa semana o Campeonato Gaúcho 2012. Na verdade é a pré-temporada da dupla gre-nal pois a diferença entre os times são gritantes. A diferença entre o apoio dado pela FGF, patrocinadores, governo, etc… aos times são berrantes. A diferença de politicagem, principalmente, é bem diferente. E sempre a imprensa esportiva do Rio Grande do Sul tentando empurrar o grenalismo goela abaixo. Nada muda.

E o campeonato começou com derrota da dupla da capital. O Grêmio levou um baile do Lajeadense no Olímpico e o Inter achou que tinha ganho o jogo com o Avenida e levou a virada no segundo tempo. No Twitter, dois jornalistas de Porto alegre lançaram as seguintes frases:

@FabianoBaldasso Meu palpite para hoje: 6 x 0 para o Grêmio. Quatro gols do Kléber. (Fabiano Baldasso, diretor de esportes da Rádio Bandeirantes. Comentário prevendo Grêmio x Lajeadense).

@haroldodesouza Inter com mistao ganha fácil do avenida. eta campeonato mixuruca. (Haroldo de Souza, narrador e vereador. Comentário postado no intervalo da partida entre Avenida e Inter).

Isso é uma pequena amostra da soberba e arrogância vinda da capital do estado. O que não é nenhuma novidade.  É chato aturar o Globo Esporte regional onde se fala de Grêmio e Inter, como se metade do estado torcesse para um e outra metade para o outro. E essa coisa massante tira cada vez mais torcedores dos estádios no interior. A TV e as rádios dizem que é bonito torcer para Grêmio ou Inter. O futebol do Rio Grande do Sul é essa chinelagem que é por conta disso e da politicagem que envolve a FGF. Não é a toa que Santa Catarina já tem mais times somando-se séries A e B do campeonato brasileiro do que o Rio Grande do Sul. E olha que a federação catarinense é uma várzea, mas não priorizam ninguém.

Sei que isso não vai mudar nunca. Torcemos pro Brasil porque gostamos do Brasil. Daquela várzea toda nos dias dos jogos, cerveja no Zé, churrasco e tal. Se fossemos querer entender o futebol gaúcho a fundo, já teríamos desistido do futebol há tempos. Porque há décadas a imprensa esportiva tenta empurrar a dulpla grenal goela abaixo. Se fosse para torcer por time grande, torceria pro Barcelona. Esse sim ganha de todos, passa os jogos em HD e é certeza de bom futebol. Já a dupla gre-nal é siovada todos os anos pelos times do centro do país e a imprensa fala como se eles fossem sempre os coitadinhos.

A final do Gauchão já tem data e locais definidos. Beira-Rio e Olímpico. Fato. O resto é pra alegrar colorados e gremistas pelo interior gaúcho nos jogos onde eles são maiorias no estádio quase sempre. Em Pelotas não.

Sigo na esperança do Xavante retornar a Série A do Gauchão para conseguir melhores patrocínios e a verba da tv. Com isso poderá se qualificar melhor para a competição nacional do segundo semestre que é o que interessa. Ser campeão gaúcho? Mera ilusão.









1 Comentário

    • Louco Xavante

      23/01/2012

      Olá, gostei do seu post. Isso que fazem com o Interior eu odeio, nós tratam como lixos, sem valor e etc… Se não fosse as arbitragem que ocorreu nos anos “Dourados do Xavante”, o Brasil estaria “humilhando” a dupla do mal, não sou dessa epoca nao hehe, mais os culpados da historia são FGF (Por causa do Xavante, ser o melhor que a dupla da capital, na época do “Máquina Xavante”) + CBF (por ter vencido o seu “Flamengo”) + Arbitragem = Time Hoje está mau das pernas.. Mesmo assim tenho orgulho de ser Xavante, mais que hoje é meio dificil de encontrar um torcedor como eu pela idade, tenho 17 anos :). Pois estão sendo manipulado pela capital.

      Só uma coisa que eu discordo é “Sei que isso não vai mudar nunca”, desculpe mais eu ainda ACREDITO que a história pode mudar sim, mesmo com tantos roubos…

      Eu sempre, sempre tô na busca de informações do Xavante, estou ate desenvolvendo um site (mesmo sem experiência kk), pois amo meu time :).

      Sobre o Futebol de Santa Catarina, eu admiro eles, pois que manda é o Interior :), olha o Joinville é um exemplo, não só o time que cresce como a cidade até, eu gosto muito desde time, pois foi guerreiro, mesmo que ferrou/ajudou a ferra o meu time. Mais justiça é justiça né…

      Dou graças a DEUS, que sempre fui, sempre serei Grêmio Esportivo Brasil :D dupla da me… porque se não fosse os caipiras, eles já tavam ferrados..Bom é isso meu ‘mini desabafo” valeu obrigado

Comentar

Nossos parceiros

?>