Pouca inspiração e a primeira derrota

Por Marcelo Barboza

Buscando a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro da Série B, o Brasil viajou à Belém para enfrentra o 100% Paysandu. O time paraense já havia vencido as suas duas primeiras partidas no campeonato e buscava seguir entre os primeiros do campeonato.

O jogo começou muito parelho, com o Brasil conseguindo encaixar a marcação e não correr muito riscos. Mas aos 20 minutos, em uma bola cruzada na área, o volante Renato Augusto raspou de cabeça e a bola entrou no canto esquerdo de Marcelo Pitol. Depois do gol o Brasil entrou em colapso. A bola só ficava no pé do Paysandu até que quatro minutos após o primeiro gol, Rafael Vitor deu um carrinho atrasado em cima de Matheus Silva e o juiz marcou penalidade máxima pro time paraense. Um pênalti ridículo cometido pelo zagueiro Xavante. Cassiano bateu no canto esquerdo de Pitol e marcou o segundo.

Após levar o segundo gol, o Brasil começou a tentar jogar. Aos 27 minutos Alisson Farias fez grande jogada pelo lado esquerdo e foi cortando para o meio do campo, onde deu belo passe para Lourency que entrava sozinho do lado direitodo. O camisa 7 do Brasil dominou e chutou de canhota, na saída do goleiro Renan Rocha e diminuiu o placar. Mais tarde foi a vez de Vacaria dar belo passe para Michel, na entrada da área. Michel puxou para a perna esquerda e tentou bater por baixo das pernas de Renan Rocha, mas o goleiro paraense fez a defesa parcial. Na sobra o próprio Michel chutou de canhota, com pouco ângulo, na trave. Era a grande chance de empatar a partida. Logo após esse lance, Vacaria saiu machucado, entrando Zé Augusto no seu lugar.

Na segunda etapa o jogo foi mais parelho, com o Brasil tentando o empate de forma desordenada e o Paysandu jogando no contra ataque. Mas o Brasil se mostrou muito cansado na segunda etapa, com pouco força para pressionar o time da casa. Clemer precisou mexer no time por conta de lesão novamente, após Rafael Dumas bater com o nariz na cabeça de Cassiano. A grande chance do Brasil na segunda etapa foi em um cruzamento pela esquerda, onde Michel cabeceou a bola na trave. Kaio ainda entrou no lugar de Valdemir mas pouco conseguiu fazer. E o jogo acabou ficando com o placar da primeira etapa, 2 a 1 para o Paysandu.

Com a derrota o Brasil ficou nos 2 pontos e caiu para a 15ª posição. A próxima partida será no dia 1º de maio, terça-feira, às 16:30h, no estádio Bento Freitas, frente ao Figueirense, um dos líderes do campeonato.

OPINIÃO

O Brasil fez mais uma partida longe da performance que a torcida espera. Logicamente que o time está muito descaracterizado. Titulares como Itaqui, Toty e Luiz Eduardo fazem muita falta para o time. O grande problema são as peças de reposição que não estão respondendo com qualidade. O único de quem não podemos cobrar muita coisa é Michel, pois poucas bolas tem chegado para ele e ainda não temos como medir todo o seu potencial. Hoje teve duas boas chances e acabou acertando a trave

O maior problema do time tem sido o meio de campo. O capitão Leandro Leite fez um ótimo início de Gauchão, porém depois caiu bastante. Hoje Vacaria foi o primeiro volante do time e fez um bom jogo. Mas Sousa e Valdemir não conseguem fazer o time jogar. Os dois estão tendo muitas oportunidades e não estão aproveitando. Sousa parece nervoso, erra passes simples, arrisca lançamentos a toda hora e pouco acerta. Valdemir tem muita vontade mas erra na mesma proporção da sua vontade. Itaqui e Toty fazem muita falta ao nosso setor de criação.

Lourency tem provado ser um bom finalizador. Das poucas vezes que esteve de cara com o goleiro desde que chegou no Brasil, marcou. Porém hoje no segundo tempo da partida ele sumiu do jogo. Mas nem é por erro dele, mas sim da forma de jogar do time. Nos falta um meia armador. Mossoró teve todo o Gauchão fazendo essa função e não conseguiu ser o maestro do time. O Brasil segue buscando esse jogador no mercado mas encontra dificuldades para achar alguém que caiba no seu bolso. A desculpa é sempre que não tem dinheiro.

Mesmo com toda essa dificuldade que estamos enfrentando para fazer o jogo fluir, Alisson Farias tem sido o destaque positivo nesse início de Série B. Hoje deu a sua terceira assistência em três jogos. É disparado o jogador com mais qualidade técnica da equipe. Mas precisa ser mais acionado. O melhor do time precisa ser o mais acionado, sempre. Nos falta um protagonista. Luiz Eduardo parecia ser esse jogador, mas as constantes lesões o tiraram dos jogos.

Na hora que tivermos todos os jogadores à disposição e encontrarmos um camisa 10 para chegar sendo titular, acredito que o rendimento do time irá melhorar. Clemer já provou que tem competência para fazer um bom trabalho.

VÍDEOS

Melhores Momentos da partida

Deixe um comentário