Semana decisiva para o Brasil

Por Marcelo Barboza

O Brasil inicia a semana com dois jogos muito importantes para decidir o seu futuro no Campeonato Brasileiro da Série B. Nessa terça-feira, o Brasil recebe o Paysandu no Bento Freitas e na sexta-feira viaja até Florianópolis para enfrentar o Figueirense. Vencendo as duas partidas, o Brasil sobe para o meio da tabela. Perdendo as duas, se afunda no Z-4.

O primeiro desafio da semana será contra o Paysandu, na Baixada, amanhã. O time paraense é adversário direto na briga para fugir da zona de rebaixamento. Com 24 pontos, um à frente do Brasil, o Paysandu vem de três derrotas seguidas e troca de comissão técnica. O Brasil vencendo ao Paysandu, já poderá pular para a 12ª colocação, dependendo dos demais resultados da rodada.

Na sexta-feira o Brasil enfrentará o Figueirense, que hoje é o 9º na classificação, e vem fazendo maus jogos jogando no Scarpelli. Em busca de um time ideal, o Figueirense já investiu uma grana alta em nomes como o lateral André Santos, o centroavante Élton e o atacante Maikon Leite. No primeiro turno, o Brasil venceu o jogo no Bento Freitas por 1 a 0, gol de pênalti de Welinton Júnior.

Não serão jogos fáceis, pois um adversário quer fugir do Z-4 e o outro quer encostar no G-4. Mas indiferente do momento ou colocação do adversário, o maior problema está sendo o próprio Brasil. Gilmar Dalpozzo aos poucos vem tornando o time mais competitivo, mas o poder ofensivo da equipe vem tirando o sono do treinador. Com Luiz Eduardo numa seca de gols e sem atacantes de velocidade para acelerar o jogo, o Brasil depende muito de jogadas individuais. E aí que vem a dificuldade e os erros. Pereira vem sendo o cérebro do time, com momentos de muita qualidade porém de pouca intensidade. Com o passar do jogo, o seu ritmo vai diminuindo e o time ficando cada vez mais dependente dele. Poucos jogadores chamam a responsabilidade para si e, na grande maioria, falta qualidade para decidir um jogo.

Amanhã Pereira não vai pro jogo pois foi expulso na última partida contra o Avaí. O meia Diego Miranda poderá fazer a sua estreia na armação da equipe. Maicon Assis deve permanecer no time titular, pois tem entrado bem nas partidas e foi um dos mais lúcidos contra o Avaí. No comando do ataque, Luiz Eduardo segue sendo a nossa melhor opção, apesar do mau momento do camisa 9. Porém é difícil lembrar de algum lance que ele tenha perdido um gol na cara do goleiro, por exemplo. Ele recebe poucas bolas para definir. Quem sabe com Diego Miranda e Maicon Assis armando as jogadas e Lourency em uma boa noite jogando pelos lados do campo, Luiz Eduardo tire a inhaca e nos dê a vitória que tanto precisamos.

Será uma semana decisiva para nós, Xavantes. É o famoso “ou vai, ou racha”. O campeonato já passou da metade e não temos mais tempo para deixar a recuperação para depois. Se não tivermos vitórias essa semana, o nosso rumo será o rebaixamento. Se vencermos as duas, ou até mesma uma vitória e um empate com o Figueirense, conseguiremos nos manter fora do Z-4 e ainda em busca de um melhor caminho no campeonato.

A partida começa às 19:15h nessa terça-feira e precisamos da torcida ao lado do time, assim como contra o Avaí, quando parecia que time estava entregue, a torcida empurrou cada jogador em busca do empate.

Deixe um comentário