Enfim, os três primeiros pontos

por Marcelo Barboza

Muito pressionado pelo péssimo início de Série B, o Brasil entrou em campo na noite desse sábado para enfrentar o América-MG no Bento Freitas. América que também faz um início de Série B muito ruim.

O jogo começou com o América tendo maior posse de bola e já abrindo o placar aos 5 minutos, com gol de Juninho. Bruno Aguiar foi sair jogando com Carlos Jatobá, mas errou o passe e Juninho tabelou com Neto Berola e marcou o gol do time mineiro. Mas a reação do Brasil foi rápida. Já aos 8 minutos, Branquinho deu uma bela assistência para Murilo Rangel bater cruzado no canto de Thiago e marcar o primeiro gol do Brasil na Série B. Após o gol do Brasil, o América voltou a ter maior posse de bola e chegar com perigo, mas o primeiro tempo terminou empatado.

Na segunda etapa, o Brasil já voltou Bruno Paulo no lugar de Grampola, que sentiu um desconforto na coxa. O jogo foi mais equilibrado no segundo tempo, com o Brasil tendo a primeira grande chance. Leandro Leite tentou um lançamento para Juba, onde a defesa do América bateu cabeça e a bola sobrou nos pés do camisa 10 do Brasil dentro da área. Juba dominou, ajeitou e, na cara do goleiro, chutou para fora.

O jogo seguiu equilibrado até os 26 minutos, quando o Brasil teve um escanteio a seu favor. Murilo Rangel cruzou na área e o goleiro Thiago saiu caçando borboleta e entregou a bola nos pés de Bruno Paulo. O atacante, bem colocado, só teve o trabalho de empurrar para as redes. O América só chegou com perigo aos 40 minutos, em um cruzamento na área em que Ademir, quase na pequena área, chutou por cima. Ali era um sinal que a bola não entraria mais na meta de Carlos Eduardo.

Com a vitória o Brasil marcou os seus três primeiros pontos e deixou a lanterna para o América. O Brasil já viaja nesse domingo para Campinas, onde enfrentará o Guarani na próxima terça-feira, às 21 horas.

OPINIÃO

A escalação inicial escolhida por Rogério não me agrada. Sou da opinião que os melhores sempre tem que jogar e o esquema de jogo se adaptar às características dos melhores. Mas Rogério tem sua filosofia de trabalho e treina baseado nisso. E não há nada de errado nisso. Mas notoriamente o time rende muito mais com Diogo Oliveira em campo. Se ele tem condição de jogar 90 minutos ou não, são outros quinhentos. Nos falta criação. Nos falta qualidade. O time não anda com Murilo e Juba em campo. O Murilo ainda mostra sinais que pode jogar, que tem qualidade, apesar de errar muitos passes e a maioria das bolas paradas. Juba nem era para estar no Brasil. Mas ele é o menos culpado nisso tudo. Quem o contratou e quem o escala é que são os responsáveis.

O nosso sistema defensivo tem melhorado jogo a jogo, mas ainda longe de ser confiável. A lateral-direita ainda segue sendo o principal caminho pro adversário. Ednei ainda parece estar travado. Tomara ser apenas o ínicio do campeonato e que depois ele evolua fisicamente. E os adversários jogam muito fácil na frente da nossa área. Roubamos muito pouco a bola. Branquinho apareceu na assistência do primeiro gol e depois sumiu no jogo. Não se ouviu mais o nome dele. Talvez seja a hora de testar o Baggio.

Precisamos evoluir como time. É nítido que nos falta qualidade individual, mas já são mais de dois meses treinando e não se vê muita coisa de diferente. Temos que aproveitar a parada para a Copa América e tentar contratar e aproveitar o tempo parado para treinar. Já vimos que novamente o campeonato está nivelado por baixo. Tem muito time fraco. Se encaixarmos o time, a tendência é crescermos, mas ainda nos falta muito.

A vitória foi muito importante. Dá um pouco mais de confiança pro time. O clima era, e ainda é, bem pesado. O terrível Gauchão e esse início de Série B estão deixando os torcedores Xavantes sem dormir. O primeiro passo foi dado, a primeira vitória veio. Que possamos a partir de agora apresentar um melhor futebol.

COLETIVA ROGÉRIO ZIMMERMANN

*capturado da Rádio Pelotense AM

Deixe um comentário