Sem chutar ao gol, Brasil perde pro Coritiba

Por Marcelo Barboza

O Brasil viajou até Curitiba em busca da sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro da Série B contra o Coritiba. O time paranaense poderia ser ultrapassado pelo Brasil em caso de vitória Xavante, assim subiríamos de posição. Porém a vitória não veio e saímos de Curitiba com a nossa segunda derrota.

Na primeira etapa o jogo foi muito parelho, ruim de assistir. O Coritiba arriscava em chutes de longe onde Marcelo Pitol fez algumas poucas defesas. O Brasil tinha boa posse de bola, mas trocando passes do meio do campo para a defesa. Nas poucas jogadas de ataque que teve, não soube finalizar. Welinton Júnior foi quem criou as duas únicas oportunidades do primeiro tempo. Na primeira ele arriscou de longe e chutou o chão, a bola saiu de fininho pela linha de fundo. A segunda ele arrancou em contra ataque, ganhou no corpo do zagueiro do Coritiba e chutou desequilibrado, quase pra lateral. Lourency corria sozinho do outro lado.

O segundo tempo foi mais movimentado, mas pro lado coxa branca. Coritiba seguia chutando de fora da área e Marcelo Pitol fazendo boas defesas. Mas aos 11 minutos, em cobrança de escanteio para nós, a bola foi afastada pela defesa paranaense e a bola caiu nos pés de Artur. Ele arriscou um lançamento mas bateu errado na bola, dando de presente para um jogador do Coritiba. Então eles puxaram o contra ataque e conseguiram um escanteio. Cobraram o escanteio rapidamente, sem a defesa do Brasil perceber, e Yan Sasse chutou da lateral da área, cruzado, mas sem muita força, e Marcelo Pitol não conseguiu realizar a defesa.

Aos 15 minutos o Brasil teve a sua melhor chance de gol. Chiquinho recuou fraco para Wilson e a bola caiu nos pés de Michel, mas o camisa 9 driblou pro lado errado e a defesa afastou o perigo. As possibilidades eram muitas, dar o drible da vaca, chutar de primeira, mas Michel escolheu a pior. Aos 26 minutos Artur cruzou da esquerda e Michel se antecipou ao zagueiro e cabeceou para fora. A partir dali só deu Coritiba, que obrigou Marcelo Pitol a trabalhar novamente. Sem conseguir uma pressão efetiva ao gol de Wilson, o Brasil conheceu a sua segunda derrota no Campeonato Brasileiro da Série B.

Com a derrota o Brasil estacionou nos 5 pontos e é o 14º, podendo terminar a rodada em 16º. A próxima partida será somente dia 19/05 contra o Sampaio Correia, no Bento Freitas.

OPINIÃO

Foi um daqueles jogos irritantes do Brasil. Sabem bem como é, né? Nosso jogo defensivo funcionou bem, o Coritiba chegou mais em chutes de fora da área. Porém a criação e o ataque deixaram a desejar, de novo. Muitos erros de passes, muito individualismo e novamente chances claras perdidas. Como vamos vencer sem chutar uma bola sequer no gol. NENHUMAAAA!! Conseguimos a proeza de não acertar o gol do Coritiba em 96 minutos de jogo.

É evidente que nos falta um camisa 10. Durante todo o Gauchão, Mossoró jogou e não rendeu o esperado. Calyson entrou e o time melhorou, porém erra demais. O menino Kaio, vindo do Real do Distrito Federal, entrou ontem e o jogo já mudou um pouco. Alguém que pega a bola e leva o time pra frente. Porém não deve ser o Kaio o nosso protagonista. Guri novo, com pouca experiência, vai sucumbir em alguns jogos. Mas pode ser uma boa opção para algumas partidas. O Deyvid Sacconi deve estar com uma perna amputada, não é possível. Porque não joga? Porque trouxeram? A direção fala em aguardar, esperar o mercado dar uma esfriada para ir atrás do meia. Estão tentando mais um ex-Inter, que está largado no Paraná Clube, o Alex Santana.

Nessa Série B temos perdido os jogos em erros individuais. Contra o São Bento Valdemir fez um pênalti bobo. Contra o Avaí Artur deixou um cara deles cabecear sozinho dentro da pequena área. Contra o Paysandu Rafael Vitor fez um pênalti bizarro e ontem contra o Coritiba Artur entregou a bola que gerou o escanteio e parecia que dava pro Pitol ter defendido aquela bola. São muitos erros individuais. Óbvio que erros vão acontecer, senão todos os jogos terminariam 0 a 0. O problema é que quando os outros erram, nós não aproveitamos. Ou se treina pra melhorar ou se trocam as peças. Artur vem errando continuamente e sempre é titular. Bruno Collaço já mostrou que pode render mais. O capitão corre de um lado pro outro, briga com o juiz e só. Para fazer isso, põe o Vacaria, pelo menos tem mais perna. Michel teve as oportunidades que precisou e perdeu gols que não poderia perder. Não é mau jogador, longe disso, mas provou que o momento não é dele. Luiz Eduardo deve voltar ao time tiular. Tiago Cametá fez uma boa partida, mostrou ser muito qualificado. A opção de Sciola no meio me parece invenção demais, não vi nada de interessante.

Alguns torcedores Xavantes já estão desesperados, alguns até pedindo a saída de Clemer. Eu acho cedo para isso. Depois que o time considerado titular jogar umas três ou quatro partidas e a coisa não melhorar, aí a análise precisa ser outra. O meu time titular seria Pitol, Cametá, Rafael Vitor, Heverton e Bruno Collaço; Vacaria, Itaqui e Toty; Lourency, Welinton Júnior e Luiz Eduardo. Mas na minha cabeça, ainda temos que ir ao mercado em busca de um camisa 10 e um atacante de lado de campo. Para aí sim encaixar o time e buscar os resultados.

ÁUDIO

MELHORES MOMENTOS

Deixe um comentário